Mário Jequibau Albanese

Maestro, Advogado, Jornalista, Professor e Compositor

 

"... você está perante um fato absolutamente inédito no Mundo (...) Jequibau é um compasso verdadeiro de 5 tempos."

 

Maio de 2016

Dotado de variados talentos, é músico, advogado, professor, comunicador de rádio e televisão, jornalista e compositor. Nascido na Capital Paulista a 31 de Outubro de 1931.

De entre as suas obras, destaca-se o Jequibau, que lançou em 1965 com Ciro Pereira. Tratando-se de uma referência na arte da música, esta obra foi inserida em métodos de ensino e já venceu concursos internacionais.

O jequibau, com seus cinco tempos nativos e originais, já percorreu os quatro cantos do mundo na interpretação de renomados artistas internacionais e muitos músicos. E grupos e cantores do Brasil gravaram suas composições.

 

Entre as honrarias que lhe são creditadas destaque-se a de Titular Catedrático da Academia Internacional de Música, Membro da Ordem Internacional dos Jornalistas, da Associação Brasileira de Folclore, da Ordem Nacional dos Escritores, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e Membro Fundador da CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa. Fundou e preside o Instituto Brasileiro de Direito Autoral e a Associação de Defesa da Saúde do Fumante. É presidente da CIPA, da CETESB, onde trabalha como jornalista há 30 anos.

 

Recebeu a Cruz do Mérito Cívico e Cultural da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística e da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, de entre muitas outras honrarias e prémios.