Dr. Miguel Caetano

Filho do Dr. Marcelo Caetano
 

"Todos os aspectos da modernização que tinham sido incutidos no tempo do meu pai foram importantes para que tudo tivesse corrido bem nessa aproximação à Europa"

 

Fevereiro de 2015

Marcelo José das Neves Alves Caetano nasceu em Lisboa, em 17 de Agosto de 1906. Tendo-se licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1927.
Em regime de acumulação ou de alternância à sua carreira docente, que incluiu o cargo de reitor da Universidade de Lisboa, desempenhou cargos públicos de crescente relevância, como a de procurador à Câmara Corporativa, vogal do Conselho do Império Colonial, Ministro das Colónias, Presidente da Câmara Corporativa, Ministro da Presidência e Presidente do Conselho de Ministros, entre outros cargos de relevo.
Marcelo Caetano casou em Outubro de 1930 com Teresa Queiroz de Barros de quem teve quatro filhos: João de Barros Alves Caetano, José Maria de Barros Alves Caetano, Ana Maria de Barros Alves Caetano e, o nosso estimado convidado de hoje, Miguel de Barros Alves Caetano.


O Dr. Miguel Caetano seguiu os passos do seu pai, tendo se licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa em 1957, especialista em planeamento regional e em planeamento e organização empresarial.
Organizou e dirigiu os serviços de planeamento regional no Secretariado Técnico da Presidência do Conselho, colaborando e orientando, nomeadamente, a preparação e elaboração do III Plano de Fomento (1968-1974) e os estudos e propostas da política de ordenamento do território do Continente.
Para além disso, exerceu funções de gestão e administração em diversas empresas, tendo sido fundador e director da EIA, empresa instaladora da UNIVERSIDADE ATLÂNTICA.